A maioria dos empregados acreditam que o assédio moral se resume a ameaças, piadas, insultos e outros tipos de constrangimento. No entanto, práticas como instruções imprecisas para execução do trabalho, sobrecargas de tarefas, cobranças de metas excessivas, isolamento do funcionário e até restrições quanto ao uso do banheiro, podem ser consideradas assédio moral. Em geral, para que o assédio moral seja caracterizado, é necessário que a conduta seja repetitiva, funcionando como uma espécie de perseguição.
Dessa forma, a situação deve ser praticada mais de uma vez pelo assediador. Ressalto que sempre é necessário avaliar cada caso concreto. Ao se deparar com essa situação, é importante que a vítima tente coletar o máximo de provas possíveis. Caso o assédio seja comprovado, o trabalhador terá direito a ser indenizado pelos danos morais sofridos. O juiz ao determinar o valor deve ter em mente a proporção do dano sofrido pela vítima e a necessária punição da empresa.
#advronaldoabreu #advogadoemgoiânia #direitodotrabalho #direitodotrabalhador #assediomoral #direitotrabalhista #acertotrabalhista